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Como calcular o lucro do seu negócio ?

  • 10 de fev.
  • 4 min de leitura

Entenda como calcular o lucro de uma empresa, veja exemplos, conceitos e estratégias para aumentar a margem de lucro do seu negócio. 


Empresas capazes de monitorar e otimizar sua margem de lucro conseguem tomar decisões mais embasadas, especialmente em relação à precificação e estratégias de contenção de custos.

Somente o acompanhamento do fluxo de caixa não trará uma informação completa sobre a lucratividade. A gestão precisa levar em consideração elementos como, estoque, informações sobre todas as despesas, precificação. Além disso, existem diversos tipos e indicadores de lucros que dizem respeito a situações diferentes dentro de um mesmo negócio. 


O que é o lucro de uma empresa?


O lucro, de forma geral, é o ganho da empresa após descontar todos os gastos e despesas para produzir e vender suas mercadorias. Apesar de ser uma palavra e tema comum entre os empreendedores, calcular essa margem para ter um equilíbrio entre entradas e saídas pode ser um desafio.


Diferença entre lucro, rentabilidade e lucratividade:


Um fator importante a ser considerado na hora do cálculo é a diferença entre lucro, rentabilidade e lucratividade.

Diferença entre lucro, rentabilidade e lucratividade.
Diferença entre lucro, rentabilidade e lucratividade.
  • Lucro: Receita total – custos totais


O lucro é o ganho da empresa que sobra da entrada de dinheiro após retirar os custos da venda de um produto ou serviço, ou seja, é a diferença entre as receitas e as despesas.


  • Rentabilidade: Lucro líquido / Investimento inicial ou Ativos totais x 100%


A rentabilidade é um indicador que mostra a eficiência do negócio em gerar lucro com o investimento realizado, ou seja, ela mede o retorno de um investimento.


  • Lucratividade: Lucro líquido / Receita total x 100%


A lucratividade calcula se as vendas realizadas são suficientes para pagar os custos fixos e variáveis da empresa. É a métrica usada para checar se os resultados estão adequados ao que o negócio precisa para se manter ativo.


Qual a diferença entre lucro e faturamento?


O faturamento é a soma total de todas as vendas da empresa, sem subtrair o valor que será destinado aos gastos envolvidos, ou seja, é o valor total arrecadado antes de qualquer dedução de custos. Já o lucro é o que sobra do faturamento depois de pagar os custos de venda e outras despesas.


Como calcular o lucro de uma empresa?


Para calcular o lucro, tenha o valor total das receitas e custos. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.


  • LUCRO = receita total – custos totais. 

Definição de lucro.
Definição de lucro.

Tipos de lucros


Cada tipo de indicador de lucro oferece uma visão diferente sobre o desempenho financeiro do negócio da empresa.


Lucro bruto


Lucro bruto é o valor que sobra após descontar os custos de produção ou venda de um produto ou serviço. 

Um exemplo, se você vende um produto por R$120 e o custo para produzi-lo foi R$30, o lucro bruto será de R$90.


Lucro líquido


Já o lucro líquido é o que sobra da receita após descontar o custo total da empresa, ou seja, tudo aquilo que a empresa obteve após pagar todas as contas, incluindo despesas como preço de aquisição do produto, aluguel, contas de luz e água, salário dos funcionários, impostos, etc.


É através do indicador do lucro líquido que é possível saber se a empresa está ganhando dinheiro suficiente para continuar funcionando e crescendo.


O que é margem de lucro?


A margem de lucro é a porcentagem de lucro gerada em relação à receita total da empresa, mas para chegar a uma boa margem de lucro é necessário considerar outras situações, como: conhecimento dos custos da empresa, estudo da concorrência do mercado, preço do produto versus a quantidade vendida.


O que fazer quando o lucro não é o suficiente?


Não lucrar o suficiente para reinvestir no negócio para seu crescimento pode ser uma “pedra no sapato” dos empreendedores.


Tenha clareza das despesas


Comece avaliando as despesas, onde elas são menores, maiores. Quais as despesas consegue enxugar ou quais são essenciais e não podem ser mudadas. 


Planejamento financeiro


Como anda o planejamento e controle financeiro? Analisar o planejamento feito e o controle financeiro auxiliam identificar “onde” pode estar o problema ou a lacuna do negócio que impedem a lucratividade, por exemplo, a precificação realizada de forma incorreta afeta a lucratividade.


Ajuda externa 


Nem sempre é preciso construir soluções sozinho, um gestor pode buscar ajuda externa de mentores, consultores de precificação, investidores ou empréstimo empresarial para obter soluções eficazes. 


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